*Plenário da Câmara aprova mudança de horário das Sessões Ordinárias e 9 indicações*

Na noite de terça-feira (2), os vereadores aprovaram 11 proposições, entre elas, o Projeto de Resolução, de autoria da mesa diretora, aprovado por unanimidade, que altera a redação do artigo 165 do Regimento Interno da Câmara – Resolução n° 001/2018, que dispõe sobre a mudança de horário das Sessões Ordinárias da casa para às 9h, às terças-feiras. Também foram aprovados um projeto de lei legislativo, também de autoria da mesa diretora, e 9 indicações dos edis.

O Projeto de Lei Legislativo n° 003/2019, de autoria da mesa diretora, que autoriza a concessão de auxílio alimentação aos servidores públicos da Câmara Municipal de Simões Filho, foi o primeiro aprovado por unanimidade em única discussão e votação.

Além disso, os vereadores aprovaram por unanimidade em única discussão e votação o Projeto de Resolução nº 001/2019 que dá nova redação ao artigo 165 do Regimento Interno da Câmara n° 001/2018, alterando o horário das Sessões Ordinárias da casa para o turno da manhã. Com a aprovação do projeto, as Sessões serão realizadas das 9h às 12h, sempre às terças-feiras.

Durante a Sessão, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, destacou que esta mudança visa atender a uma demanda da população, já que as Sessões têm sido muito produtivas e, muitas vezes, se estenderam ao longo da noite. De acordo com Orlando, a mudança foi feita pensando nas pessoas que acompanham os trabalhos, seja pessoalmente ou pelas transmissões ao vivo, e também, visando à economia na Casa Legislativa.

“A partir da próxima semana, a nossa Sessão Ordinária já será às 9h, em horário definido através de Lei. Aproveito para convidar a população para participar na terça-feira, dia 9 de abril”, convida o presidente do Legislativo.

*Indicações*

Os vereadores aprovaram 9 indicações ao Executivo sobre diversos temas: nome de posto de saúde, implantação de projeto de capacitação e qualificação profissional para jovens, revitalização de ruas, construção de praça com academia ao ar livre, obras de melhoria e revitalização, construção de centro esportivo, construção de praça, reformas de quadra poliesportiva e de praça.

De iniciativa do líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), foi aprovada a indicação n° 029/2019, que solicita ao Executivo denominar o Posto de Saúde, no bairro do Eucalipto, com o nome de Bráulio Muniz como homenagem.

A indicação n° 031/2019, de autoria do vereador Luciano Almeida (MDB), que solicita ao Executivo a implantação do Projeto ‘Aprender para Empreender’, também foi aprovado por unanimidade.

A indicação n° 032/2019, de autoria do vereador Eri Costa (DEM), que pede ao Executivo a revitalização das ruas “R, AJ, R, AA e R, AH”, no bairro Convel, também foi aprovada por unanimidade, com a subscrição dos demais vereadores.

Foi aprovada por unanimidade, a indicação n° 033/2019, de autoria do vereador Manoel Carteiro (PSB), que pede também ao Executivo a construção de praça com academia ao ar livre, na Travessa Amazonas, localizada no bairro de Ilha de São João.

Também por unanimidade, foi aprovada a indicação n° 034/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), que solicita ao Executivo obras de melhoria e revitalização da Rua Ceará, no bairro Mapele.

Os vereadores aprovaram por unanimidade a indicação n° 035/2019, de autoria dos vereadores José Arnoldo Simões (PRB) e Orlando de Amadeu (PSDB), que solicita ao Executivo a construção do Centro de Iniciação ao Esporte, dentro dos arredores das Comunidades de Palmares e Pitanga de Palmares.

A indicação n° 036/2019, de autoria do vereador Vel, que solicita ao Executivo a construção de praça no Alto do Bom Viver, no bairro de Santo Antônio Rio das Pedras e a colocação de placa indicativa com o nome BOM VIVER, foi aprovada por unanimidade.

O vereador Deni da Metalúrgica (PSD) teve sua indicação n° 037/2019, que solicita a reiteração da indicação n° 249/2018, que requer ao Executivo a reforma da quadra poliesportiva, situada na quadra 4, do CIA 2, ao lado da Igreja São João Operário, aprovada por unanimidade.

E, por fim, foi aprovada por unanimidade, a indicação legislativa n° 038/2019, de autoria do vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), que solicita à mesa diretora a reiteração da indicação n° 185/2017, que requer ao Executivo a reforma da praça do bairro César Borges, Coroa da Lagoa.

Nesta terça, o vereador Sandro Moreira (PSL) justificou ausência da Sessão Ordinária por motivos de saúde.

*Palavra Franqueada*

Tribuna – Após as votações e aprovações dos projetos e indicações, foi concedido espaço para discurso livre aos vereadores inscritos. No momento da palavra livre, o líder do governo, Manoel Almeida ‘Neco’, citou a recente inauguração do novo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM Nilda Fiúza), citou a questão da melhoria da iluminação pública no município, de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em resposta a intervenção do vereador Eri Costa e fez menção a empresa Jotagê para resolver a situação de limpeza pública urbana na cidade.

O vereador Canjirana (PSL), em sua fala, chamou a atenção do governo do Estado para a revitalização do Rio Ipitanga. O edil informou que esteve com a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) solicitando que intermediasse junto ao Executivo estadual a necessidade de revitalizar o rio.

O vereador Adailton Caçambeiro também se manifestou sobre o serviço prestado pela Jotagê no município e reivindicou da empresa a limpeza nos bairros que, segundo o edil, “estão sujos e cheios de lixo e entulho”.

O vereador Jailson ‘Jajai’ citou a necessidade de reforma e manutenção nos postos de saúde e escolas do município. “Estou no governo para defender as melhorias do povo de Simões Filho. O povo de Simões Filho é minha prioridade”, finalizou Jajai.

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui