*Sessão na Câmara marca posse dos 19 Jovens Vereadores*

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na manhã desta quarta, 8, durante a cerimônia de posse dos 19 Jovens Vereadores, eleitos em escolas públicas e particulares, através do Programa Jovem Vereador, pela primeira vez na história de Simões Filho.

Mais cedo pela manhã, antes da Sessão de posse, os 19 jovens vereadores se concentraram em frente à Paróquia São Miguel de Cotegipe, na Praça da Bandeira, de onde saíram em desfile até a sede da Câmara. Ao chegar às dependências da Casa Legislativa, os novos edis participaram da cerimônia de posse e o ato simbólico de transmissão dos assentos dos vereadores adultos.

Durante a cerimônia, fizeram parte da mesa de honra o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, que conduziu a Sessão, o primeiro vice-presidente, vereador Adailton Caçambeiro (PRP) e o segundo-secretário, Devaldo Souza ‘Del’ (SD). Entre as autoridades presentes na mesa estavam o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Sid Serra, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sirliane Ribeiro, o superintendente de Juventude, Matheus Bacelar, ex-Jovem Senador e o vereador Leonardo Montenegro, da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, além dos demais vereadores, secretários, lideranças e a presença maciça de estudantes acompanhados de diretores, professores de várias escolas e familiares que acompanharam a posse dos novos vereadores que encaram uma nova jornada.

A posse dos 19 jovens vereadores representa um marco importante para o Legislativo Municipal, que recebe pela primeira vez uma iniciativa como esta, de grande relevância e alcance para a juventude. “Estamos vivenciando um dos momentos mais importantes da história do nosso município, colocando em prática este projeto, que visa à participação dos alunos das escolas da cidade. Com este projeto queremos que os estudantes compreendam a função do Legislativo no meio em que vivemos, colaborando para o desenvolvimento da verdadeira cidadania nos aspectos políticos”, ressaltou o presidente da Câmara.

Em discurso dirigido aos jovens parlamentares, o prefeito Dinha comentou que a juventude tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do município. “Estamos plantando uma semente de qualidade porque é essa juventude que vai fazer futuramente uma cidade melhor”, ressaltou Dinha. O gestor enalteceu o vereador da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, Leonardo Montenegro, pela iniciativa inédita do “Programa Jovem Vereador” no Brasil. “Estamos introduzindo e implantando um projeto que tem um valor moral, educativo e principalmente pela construção do conceito de cidadão e hoje é um dia especial porque podemos ouvir de uma forma tão clara, um visitante de um estado importante, da cidade de Butiá no Rio Grande do Sul porque é importante ouvir de forma clara a imagem que ele leva e a imagem que está sendo construída no nosso município para o Brasil”, enalteceu.

Também discursou durante a cerimônia a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sirliane Ribeiro, que destacou o caráter pedagógico e o valor democrático da iniciativa com enorme relevância de inserir as demandas dos jovens em políticas públicas para a juventude.

Considerado referência pelo exemplo de superação e inspiração, o superintendente de Juventude, Matheus Bacelar, ex-Jovem Senador, enalteceu o desenvolvimento e a evolução de políticas públicas voltadas para o público jovem. “Nós estamos vivenciando em dois anos 11 iniciativas já disponibilizadas para a juventude desta terra e isso precisa ficar muito gravado em nossas mentes, não como um pontapé, mais como um salto muito grande em relação a outros municípios”, destacou.

Promover a cidadania e o aprendizado político para incentivar a juventude a propor soluções e participar efetivamente da vida política da cidade é o objetivo do Programa Jovem Vereador, de acordo com o vereador Leonardo Montenegro, da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, que prestigiou o ato de posse. Na oportunidade, o parlamentar gaúcho ressaltou a deputada estadual Kátia Oliveira pela iniciativa do Programa Jovem Vereador como uma ótima ferramenta de formação política dos jovens.

“Os jovens estão realmente interessados na política, a prova disso é a participação deles no programa para saberem na prática e de forma aprofundada as funções do poder legislativo em um município e o que faz um vereador. São futuros vereadores que irão transformar o futuro da nossa cidade”, declarou Montenegro.

*Discursos*

Os 19 jovens vereadores se mostraram bem envolvidos durante os primeiros pronunciamentos e também estão ansiosos para realização dos trabalhos. Um dos jovens vereadores selecionados, Lucas Barros Silva, de 13 anos, da Escola Municipal Georgina Souza Simões, agradeceu a oportunidade que os vereadores estão dando aos jovens de participarem ativamente da gestão pública e disse que assume o desafio com enorme expectativa e também com muita responsabilidade, buscando sempre o bem da cidade. “Esta é uma excelente oportunidade de aprendizado que mostra para nós jovens que podemos sim, fazer a diferença para o bem do nosso município”.

Além de Lucas, os demais jovens vereadores, cada um com suas características e peculiaridades, discursaram aos presentes com habilidade, desenvoltura, maturidade e seriedade nas palavras, o que impressionou e, ao mesmo tempo, surpreendeu com emoção os estudantes, professores e familiares que acompanharam a cerimônia das galerias do plenário. O Programa irá proporcionar aos estudantes selecionados um maior conhecimento, despertar lideranças, além de torná-los mais participativos na vida pública.

*Eleição da Mesa Diretora e das Comissões*

Logo após a cerimônia de posse, os jovens realizaram à tarde a primeira Sessão no plenário da Câmara onde houve a eleição da Mesa Diretora e escolha das comissões.

Para eleição da Mesa Diretora, os jovens se reuniram e formaram duas chapas. Os vereadores jovens elegeram, em votação aberta, A chapa 2 que foi a vencedora com 10 votos contra 7 da chapa 1. A Mesa Diretora ficou composta da seguinte forma: Maria Luiza Vieira (presidente), Wadson Daniel (primeiro vice-presidente), Lucas Barros (segundo vice-presidente), Micael do Carmo (primeiro-secretário) e Joice de Araújo (segundo-secretário).

A jovem vereadora Maria Luiza Vieira foi eleita presidente jovem da Câmara. Para ela, coube a missão de conduzir os trabalhos durante a Sessão. Cada um dos jovens vereadores eleitos da Mesa Diretora tomaram seus assentos nas cadeiras que ocuparão durante as sessões mensais do Legislativo Municipal.

Depois da formação da Mesa Diretora, houve a escolha das comissões da casa: Educação: Iago Santos Alves (presidente), Gabriel Alexandre Araújo Silva da Silva (relator) e Dâmaris Santos Borges (membro); Saúde: Ryan de Souza Cadete (presidente), Pâmela Suellen Santos (relator) e Jemima (membro); Meio Ambiente: Evanilson (presidente), Lucas Barros Silva (relator) e Gabriel Alexandre (membro); Esporte e Cultura: Micael do Carmo (presidente), Joyce de Araújo Souza (relator) e Ryan de Souza Cadete (membro); Social e Direitos Humanos: Rayne Santos da Silva (presidente), Pâmela Suellen Santos (relator) e Verena da Silva Conceição Lima (membro); Infraestrutura e Transporte: Jonathas Almeida (presidente), Matheus Andrade (relator) e Iago Santos Alves (membro).

Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer algumas dependências do Legislativo e foram contemplados com um kit com materiais informativos oferecidos pelo Programa Jovem Vereador.

Ao final da reunião, a Presidente Jovem, Maria Luiza Vieira, declarou encerrada a Sessão. A próxima Sessão dos jovens vereadores está marcada para quinta-feira (16), no Plenário da Câmara Municipal.

*Programa Jovem Vereador*

Instituído através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

Lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, o projeto, em parceria entre a Câmara e a Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), tem como objetivo ampliar e solidificar a participação e a consciência política da juventude estudantil da nossa cidade, estimulando o protagonismo e a participação nas discussões dos problemas sociais em diversas áreas, além de conhecer a rotina dos trabalhos do Executivo e Legislativo Municipal.

O Programa selecionou 19 jovens vereadores, eleitos em escolas públicas e particulares, após vencerem o concurso de redação cujo tema abordou: “Qual é a minha importância para a construção do futuro da minha cidade?”.

Os jovens vereadores concorreram com cerca de 500 inscritos, alunos da rede pública e privada de ensino do município com idade entre 13 e 17 anos. São alunos do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. Os selecionados receberão uma premiação de cunho cultural e lazer e materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã, além disso, o Executivo Municipal vai disponibilizar uma bolsa no valor de R$ 724,00.

A iniciativa possibilita os jovens conhecerem a função do vereador e o principal papel de um representante da população junto ao poder público municipal na elaboração de projetos de lei, vivendo na prática o trabalho do vereador. Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens a oportunidade de conhecerem de perto o trabalho do legislativo.

*Conheça os 19 Jovens Vereadores e seus orientadores:*

1º Ryan de Souza Cadete – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Ednalva Borges
2º Jonathas Almeida – Colégio Maria José CEMAJ; orientadora Suely Ravazzano
3º Dâmaris Santos Borges – IFBA; orientador Ivo Falcão
4º Matheus Andrade – Colégio Maria José CEMAJ; orientadora Suely Ravazzano
5º Pâmela Suellen Santos – Escola Municipal União da Bahia; orientadora Lívia
6º Iago Santos Alves – CEEP – Irmã Dulce; orientadora Ivonete Rosa de Jesus
7º Verena da Silva Conceição Lima – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Soraya Coelho
8º Micael do Carmo – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Dilzete Aguiar
9º Sani Araújo Souza – Colégio Positivo; orientadora Ane Mascarenhas
10º Gabriel Alexandre Araújo Silva da Silva – MULTIMÉDIO; orientador Vinicio Lima
11º Wadson Daniel Lima – Escola Flordenice da Costa; orientadora Ádila Anne
12º Jemima Amana Dessa – CEEP- Irmã Dulce; orientador Darlan Silva
13º Lucas Barros Silva – Escola Municipal Georgina Souza Simões; orientadora Jeanne Pedreira Evangelista
14º Ariane Santos Gomes – CEEP – Irmã Dulce; orientadora Nicoly Lima
15º Evanilson de Jesus dos Santos – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Sirliane Almeida Silva
16º Jaylle de Carvalho – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Rebeca Monteiro
17º Rayne Santos da Silva – Colégio Maria José CEMAJ; orientadora Suely Ravazzano
18º Joyce de Araújo Souza – MULTIMÉDIO; orientador Ulisses Macedo
19º Jaqueline Kelly Reis de Jesus – Centro Comunitário Nossa Irmã Dulce – CCNID; orientadora Ângela

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui