Vereadores enfatizam humanização e dignidade na saúde em inauguração da USF em Pitanga de Palmares

 

O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), e os demais vereadores Adailton Caçambeiro (PRP), Arnoldo Simões (PRB), Canjirana (PSL), Cleiton Bolly Bolly (SD), Elimário Lima (PSDB), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Genivaldo Lima (DEM), Jailson ‘Jajai’ (PP), o presidente da Comissão de Saúde, Luciano Almeida (MDB), o líder do governo, Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD) e Manoel Carteiro (PSB) participaram na manhã deste domingo (15), da solenidade de entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) ‘Maria Vitalina dos Santos’.

O ato de inauguração da nova USF contou com as presenças do prefeito Diógenes Tolentino, da primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), do vice-prefeito Sid Serra, da secretária de Saúde, Poliana Vennas, demais secretários municipais, autoridades e lideranças, além de familiares e amigos de ‘Maria Vitalina dos Santos’, que dá nome à Unidade de Saúde. A comunidade compareceu em peso para prestigiar o momento de entrega da USF marcado por comemoração e homenagem.

Durante a solenidade, autoridades e moradores acompanharam o corte simbólico da fita inaugural e o descerramento da placa que denomina a USF com o nome de ‘Maria Vitalina dos Santos (in memorian).

Autor da indicação nº126/2019, aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal, que denominou a USF de ‘Maria Vitalina dos Santos’ (in memorian), que atuou durante anos como servidora pública na área de educação do município, o vereador Orlando de Amadeu ressaltou a importância deste reconhecimento.

“Ela merece essa homenagem porque tem representatividade na localidade onde cresceu e viveu. Ela foi uma pessoa que desenvolveu um trabalho e uma contribuição em nossa comunidade onde todos tinham estima e consideração por ela”, afirmou.

Em discurso na inauguração da USF, o vereador Orlando de Amadeu, representante legislativo de Pitanga de Palmares e região, destacou que a USF é uma conquista para os moradores que terão mais dignidade no atendimento à saúde.

“A comunidade de Pitanga de Palmares está alegre e agradece a secretária de saúde, Poliana Vennas. Acompanhei de perto a luta dessa comunidade para que este sonho fosse realizado. Em nome dos moradores de Pitanga de Palmares, nós agradecemos por esta unidade de saúde novinha em folha e comemoramos essa conquista, que é uma grande vitória para a nossa comunidade. Estou muito feliz e o povo de Pitanga também está muito feliz. Obrigado meu Deus, obrigado meu povo!”, descreveu Orlando.

O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Luciano Almeida (MDB), ressaltou a implantação da USF para atender os moradores de Pitanga de Palmares e região como uma conquista na vida da comunidade para oferecer um atendimento digno com quadro de profissionais à disposição da população com serviços qualificados na área de saúde pública.

Os vereadores e populares presentes elogiaram as instalações do novo equipamento de saúde para a comunidade. “A Câmara também teve um importante papel nessa conquista porque reforçou com a Prefeitura a necessidade desta comunidade em contar com um posto de atendimento humanizado e próximo de suas casas”, elogiou o vereador, destacando a importância da USF para as atividades de prevenção de doenças.

Serviços da USF em Pitanga de Palmares

Com uma estrutura 100% climatizada, a nova unidade está totalmente adaptada para Pessoa com Deficiência (PCD) e conta com recepção, sala de vacina, observação, curativo, enfermagem, consultórios médicos, odontológicos, sala de curativos, farmácia, sanitários, sala de reunião, copa e depósito. O projeto é realizado seguindo os parâmetros de acessibilidade.

Além disso, as duas equipes que passam a trabalhar na Unidade integram o Programa de Saúde da Família (PSF) e são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, higienizadores, recepcionistas e auxiliares de saúde dentária (ASD).

A UBS amplia a cobertura da rede de atenção básica e colocará à disposição da população, serviços de promoção, prevenção e tratamentos relacionados à saúde mental e bucal, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidados a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui