*Jovens Vereadores abrilhantam Primeira Sessão Ordinária no plenário da Câmara*

Os Jovens Vereadores desfrutaram da oportunidade e da experiência ao realizarem a primeira sessão ordinária de 2019 na manhã desta quinta-feira (24), no plenário da Câmara. A sessão foi conduzida pela presidente da Mesa Diretora, a Jovem Vereadora, Maria Luiza Vieira, e contou com a participação dos vereadores jovens eleitos. A sessão foi transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook.

Os 12 dos 19 parlamentares jovens compareceram ao plenário para legislar sobre indicações e requerimentos de interesse da população.

A presidente da Mesa Diretora abriu os trabalhos, tendo ao seu lado os demais membros: Os Jovens Vereadores Wadson (1º Vice-Presidente); Micael como 1º secretário e Joyce como 2ª secretária. O 2º Vice-Presidente, Lucas, não pode participar por motivos de força maior.

A sessão foi abrilhantada pela participação ativa dos Jovens Vereadores que realizaram todas as etapas de uma Sessão Ordinária normal: Ordem do Dia e Palavra Franqueada. Durante a Ordem do Dia, os vereadores jovens fizeram o uso da tribuna, utilizaram bons argumentos na durante a discussão para defender a aprovação de projetos por eles apresentados e votaram proposições.

A execução da pauta teve o apoio de servidores da Câmara Municipal, que instruíram os jovens com os devidos procedimentos para que a sessão fosse realizada respeitando todas as exigências que constam no Regimento Interno da Casa Legislativa.

O líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), que representou os demais edis, revelou estar surpreso pela desenvoltura dos jovens vereadores. Ao longo da discussão, o parlamentar acompanhou de perto a sessão conduzida pelos jovens.

“Fiquei impressionado com a capacidade e a habilidade dos jovens vereadores. Realmente, me surpreenderam. Como é bom ver nossos jovens como futuros políticos já tão engajados com o compromisso de fazer uma política de forma ética, honesta, inteligente, ordeira e responsável”, descreveu Sandro.

A primeira sessão dos Jovens Vereadores foi acompanhada pelo vice-prefeito, Sid Serra, e pela deputada estadual Kátia Oliveira, autora do Projeto de Lei, que institui o Programa Jovem Vereador, criado ainda quando vereadora, à época, iniciativa que visa o aprendizado do sistema político e o seu funcionamento, além de preparar os aspirantes para os trabalhos que serão realizados na legislatura. Na oportunidade, a parlamentar, ressaltou que o futuro do país passa pelo presente através dos jovens e destacou Maria Luiza como a primeira Presidente Jovem Vereadora do Legislativo Municipal.

“Estou muito feliz de ver os jovens vereadores aqui e espero que vocês tenham entendido a função de ser vereador”, disse. “Estou mais feliz ainda de ver uma presidente, pois acredito que a mulher tem sim esse papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e precisa estar inserida também no projeto político”, expressou a deputada.

*Projetos aprovados*

Entre as proposições em pauta, foi apresentado o Projeto que visa o reconhecimento de manifestações artísticas urbanas, a exemplo do Grafite e o Hip Hop, discutido pelos Jovens Vereadores que fazem parte da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer.

Durante a discussão do projeto, a Jovem Vereadora Maria Luiza, destacou a relevância do projeto pela valorização de cultura alternativa voltada para a juventude. “A partir do momento que existe a criação de um projeto como esse, faz com que jovens que estavam na rua a mercê da violência e de muitos outros problemas enfrentados estudem e aprendam uma nova arte. O Hip Hop e o Grafite foram vistos como algo ruim na sociedade, mas a partir do momento que se cria um projeto que valoriza essas artes, faz com que as pessoas entendam a riqueza e o valor dessa cultura que, não só envolve a parte da música e da prática, mas também envolve a educação e o valor que contribuem para o crescimento pessoal de cada jovem. Eu acredito que esse projeto vai servir para mudar a realidade dos jovens”, defendeu.

Outra proposição também na pauta da sessão, de autoria dos Jovens Vereadores que integram a Comissão de Educação, é o projeto que visa conceder um Prêmio de Incentivo ao Professor para que os professores busquem dinamizar e diversificar o processo de aprendizado dos alunos nas escolas, fazendo com que os educandos sintam-se cada vez mais interessados no aprendizado das competências escolares.

“Se o professor se ver motivado em desenvolver métodos diferenciados ao aluno, o aluno automaticamente pode olhar para aquela aula e falar: ‘poxa, eu não sabia que eu gostava disso’. Ele pode descobrir um dom, uma vocação dentro daquela matéria, o que é algo muito importante, até porque a aula não é só necessariamente naquele antigo método em que o professor senta, escreve na lousa e o aluno faz somente copiar, mas se trata de um ensino com um método diferenciado, o que incentiva no ambiente escolar um maior aprendizado para o nosso aluno simõesfilhense”, declarou o Jovem Vereador Gabriel ao fazer a defesa do projeto.

Após as discussões, todos os projetos colocados em votação foram aprovados por unanimidade pelos Jovens Vereadores.

*Palavra Franqueada*

Durante o tempo da palavra franqueada, os Jovens Vereadores mostraram desenvoltura durante os discursos no momento em que elencaram diversos temas, a exemplo da importância do protagonismo jovem, a experiência no Programa Jovem Vereador; a vida em coletividade, as saudações e agradecimentos pelas iniciativas do superintendente da Juventude da Secretaria de Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, voltada aos jovens de Simões Filho; a valorização da juventude simõesfilhense como aliados dos governos constituídos; o lema de que “Jovens não são só o futuro, mas também o presente”; Acesso à Infraestrutura e a Saúde como direitos pela dignidade; O Programa Jovem Vereador como um divisor de esperança; políticas públicas voltadas para os jovens; programas de valorização da juventude no processo de desenvolvimento da cidade na construção de uma sociedade justa e melhor; a importância da construção do futuro para o melhor da cidade; conhecimento da administração da cidade e representação da juventude nos espaços de poder.

Programa Jovem Vereador

Instituído através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

Lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, o projeto, em parceria entre a Câmara e a Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), tem como objetivo ampliar e solidificar a participação e a consciência política da juventude estudantil da nossa cidade, estimulando o protagonismo e a participação nas discussões dos problemas sociais em diversas áreas, além de conhecer a rotina dos trabalhos do Executivo e Legislativo Municipal.

O Programa selecionou 19 jovens vereadores, eleitos em escolas públicas e particulares, após vencerem o concurso de redação cujo tema abordou: “Qual é a minha importância para a construção do futuro da minha cidade?”.

Os jovens vereadores concorreram com cerca de 500 inscritos, alunos da rede pública e privada de ensino do município com idade entre 13 e 17 anos. São alunos do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. Os selecionados recebem uma premiação de cunho cultural e lazer e materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã.

A iniciativa possibilita os jovens conhecerem a função do vereador e o principal papel de um representante da população junto ao poder público municipal na elaboração de projetos de lei, vivendo na prática o trabalho do vereador. Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens a oportunidade de conhecerem de perto e vivenciarem o processo democrático por meio de participação das atividades do Legislativo Simõesfilhense.

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui